Wednesday, February 14, 2007

Rodrigo Braga - O Impacto da Imagem e a Desmistificação da Atitude

Alguns trabalhos do jovem artista pernambucano Rodrigo Braga possuem o poder de nos causar o desconforto. E, em especial, as séries “Fantasia de Compensação” e “Risco de Desassossego” (ambas de 2004) e “Sem Título” (2005) criam em nós um incômodo inquietante.
O que nos interessa aqui por em questão é a validade desta sensação, uma vez que, por meio das etiquetas de identificação das obras, ou através dos monitores que trabalham nas exposições, temos a possibilidade de cairmos no desconcerto constrangedor ao tomarmos consciência do anúncio - escrito nas plaquetas ou dito oralmente - da manipulação digital das imagens.

Sem Título, 2005
manipulação em imagem digital

Ao nos apercebermos deste jogo visual ludibriante temos uma “decepção” em relação à intensidade e a força do impacto que teve sobre nós tais imagens.
Portanto, uma vez que o artista nos concede esta informação (a da manipulação da imagem) de uma maneira ou de outra, dispondo-a ao nosso alcance – seja pelas etiquetas ou pela orientação dos monitores –, podemos reorientar agora o motivo do seu trabalho não mais para a ação do artista apresentada nas imagens fotográficas, mas para a problemática da função e do poder da imagem nas artes visuais e da veracidade da atitude do artista (que a partir das vanguardas tardias foi posta em destaque frente a outras características de um trabalho artístico, tais como o resultado formal, a habilidade de confeccionar manualmente e a materialidade da obra).
Se o anúncio da estratégia do artista para a constituição de seus trabalhos é dado de maneira tão imediata e espontânea – o que a princípio pode nos causar uma sensação de falência da obra – temos que nos atentar justamente para esta estratégia – a do revelar, explicitar esta artimanha - e perceber que é neste intervalo criado pelo jogo entre o que e como se apresenta na imagem e a ilusão que estas realmente são, é que se estabelece a força do trabalho de Rodrigo Braga.



Fantasia de Compensação, 2004
manipulação em imagem digital


Num período posterior a manifestações radicais exibidas por Marina Abramovic, Hermann Nitsch, Gina Pane e Rudolf Schwazkogler, entre outros, o artista brasileiro parece deslocar o foco do problema da obra da atitude – que era a força nos trabalhos dos artistas mencionados – para o impacto da imagem por si só.
Não sendo fruto de ações contundentes, agressivas e viscerais, as imagens fotográficas de Rodrigo criam a nulidade do primeiro efeito que nos geram: o da repulsa, o da experiência estética do feio, e o do choque.
Ao nos deparamos com as obras do artista, duas sensações nos percorrem automaticamente: 1) a do incômodo - pela recusa por ser uma verdade que nos agride, mas que também nos atrai pelo magnetismo que temos por aquilo que negamos; 2) a de frustração - por nos apercebermos acometidos por sensações correspondentes àquela verdade dos “registros documentais” e logo em seguida constatarmos a “fraude” promovida pelo artista que anula a experiência anterior.
O sentimento de confusão entre querer a realidade do que se apresenta na imagem - para continuarmos com a experiência do impacto - e a negação da verdade que desmistifica aquela ação, a banaliza, a traz para o nível do “truque” é o sentido mais profundo nestas obras do artista.



Risco de Desassossego, 2004

manipulação em imagem digital


Nestes termos, estes trabalhos são exemplos bem sucedidos do poder do artista quando este descobre pontos de tensão que podem dar continuidade aos desdobramentos da arte hoje - tantas vezes banalizada por estratégias pobres e derivativas sem imaginação e/ou inteligência.


Paulo Trevisan, 2006

ver:

http://www.rodrigobraga.com.br/

36 comments:

marcio cenzi said...

interessante!

Srta T said...

Fiquei pensando sobre a relação do corpo na/com a arte. Experiência >< beleza? Quando vi as imagens aqui fiquei pensando o que você teria a dizer sobre isso...

Paulo Trevisan said...

Thaís, esta relação é complexa e vem se desdobrando intensamente nas últimas décadas na discussão artística - às vezes de maneira mais lírica e afável e outras nem tanto (contundentes, agressivas, violêntas). Acredito que seja um sintoma de um momento histórico marcado pela possibilidade de debate em torno da nossa compreensão da estrutura biológica do corpo (graças aos avanços científicos e tecnológicos) e ao mesmo tempo pela observação analítica e crítica sobre a percepção e construção social do corpo.
Acho que vai render muito ainda esta aproximação arte/corpo.

Anonymous said...

Ele usou um cachorro de verdade naquela foto?

Anonymous said...

É um cao verdadeiro sim, que esse palhaço matou e mutilou para deliciar a sua demencia, nao ha respeito pela vida, essa coisa de artista nao tem nada, é demente, anormal. Adoraria ver é a sua cabeça assim arrancada, mutilada e gozada. Isso sim era arte digna!

Paulo Mendes Faria said...

Chocante mas ...muito bom o trabalho do Rodrigo .

E o seus blogs também tras um material excelente .

Obrigado

Paulo Mendes Faria
www.paulomendesfaria.blogspot.com

Unknown said...

Isso é arte?
Este ser deveria ser preso, pois isso não se faz, nada merece passar por esse mal trato, coisa absurda e sem sentido, se ele quer se flagelar fique a vontade, mas não prejudique outro ser para fazer sua vontade!
“Só existem duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou muito seguro da primeira.”
- Albert Einstein

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Mais uma coisa, alguém que se encarrega de ensinar, posta um material tão simples, assim, como tão cruel, deveria ser banido de dar aula. Tirei um print e passei o seu blog para o safernet, e mandei um e-mail para as faculdades onde você se diz professor!

Anonymous said...

Arte?
isso pra mim eh um incentivo a matança aos animais
pq ele nao pega e mutila o corpo dele?
tem ke ser di um animal?
aposto ke c um animal soubesse c defender...ninguem faria isso
mta brutalidade
devia ser incentivado a doação di animais e novas familias
e nao a morte deles

puta brutalidade
devia ser banido

Unknown said...

o pior são os estupidos que concordam que esse absurdo é arte.

r6y said...

Seu "trabalho" é uma bosta, e Rodrigo Braga é um IDIOTA

Tenha mais respeito pela vida seu IMBECIL!

Anonymous said...

Malditu filho da PUTA...tem que manda mata e cobra a bala da familia...

veem fla ke isso é arteeeeee ???

os animais merecem RESPEITO ou vc se axa superior a eles ??

Anderson Pinheiro said...

Santa ignorância...falar de coisas vistas sem pesquisar sobre as mesmas.

É fácil se preocupar com um ser vivo quando ele está em evidência e não se importar quando transita diariamente.

Se estivessem pesquisado veria que ele não iria continuar vivo antes de ser pensado para o uso nas manipulações digitais, que ele tinha sido pego pela carrocinha, que ninguém foi buscá-lo no prazo dados pelos canis municipais, que ele estava fadado a ser morto porque ninguém o via, ele já estava morto.

Se a atividade de um artista deve ser a de proporcionar esse conflito, essa desestabilização no ser, que de tão vivente está cego para o que flui em seus olhos, Rodrigo conseguiu atingir seus objetivos.

Para muitos não importa uma criança negra morrendo de fome no continente africano, mas vai a luta, grita, esbraveja e chora pela garota loirinha que vê a morte de perto no período hitleriano.

Para muitos não importa um viralata trausente que rasga e espalha os lixos em nossas ruas, a não ser que a mesma ação tenha sido feita por um cão de raça. Não aparece um prato de comida, um resto, um nada. Tratam de chamar a carrocinha; chamam-o de desgraçado; Chutam, cospem e gritam: xispa!

Para muitos não importa a morte de milhares quando os seus estão morrendo junto. Só importam os milhares se estiver sido sobrevivente. Se os nossos estão tranquilos, suspiramos pela tragédia do outro e dizemos: que trágico. E seguimos em frente.

Nos dizem o tempo todo que somos animais, porém racionais. Trabalhos como esses nos mostram que somos animais sim, racionais, poderosos, astutos e que em momento de emoções extremas nos transformamos em animais comuns, como lobos, jacarés, bichos-fera em toda sua essência.

Nos metamorfoseiamos rapidamente e drasticamente pela proteção de nosso espaço e dos que nos importam. Viramos as costas para o que não nos importa. e dizemos que nos preocupamos, sim.

A manipulação da imagem feita pelo artista Rodrigo Braga deveria nos forçar a analisar nossos comportamentos; refletir nossas posturas.

E de tanto nos reconhecermos nessas imagens de homem-fera, rechaçamos e apontamos, pegamos nossas clavas e corremos atrás da limpeza do olhar. Que a máscara se mantenha plena. Que os olhos se mantenham vendados.

Que cada um faça sua escolha.

Parabéns Paulo pelo seu artigo.

Anonymous said...

Completamente imbecil e sem ética. impressionante como se acham justificativas para tais absurdos, "ele tinha sido pego pela carrocinha, que ninguém foi buscá-lo no prazo dados pelos canis municipais, que ele estava fadado a ser morto porque ninguém o via, ele já estava morto". Um IDIOTA não sabe a diferença entre estar VIVO ou MORTO. Depois justificar com uma criança morta de fome? O que será q faz com que pessoas desse tipo faça tais conexões?
é impactante o trabalho do infeliz porque é nojento, isso não é arte, é um exemplo que se enquadraria muito melhor em estudos de patologia psiquica, perversão.

Yuri said...

"FANTASIA DE COMPENSAÇÃO - NOTA DE ESCLARECIMENTO



A série Fantasia de compensação foi realizada há quatro anos, utilizando procedimentos que mesclam produção plástica (real) e manipulação digital (virtual), não causando sofrimento e morte ao animal em questão, cujo corpo foi obtido mediante autorização formal (documento por escrito), concedida pelo Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife, visando utilização exclusiva para fins artísticos – tal qual são concedidas autorizações para fins científicos.

O animal – que antes esteve em quarentena no aguardo de seus proprietários ou possível interesse de adoção – foi eutanasiado como procedimento padrão e final do processo legal e considerado necessário pelas autoridades sanitárias no controle de doenças transmissíveis a populações urbanas. Portanto, o cão não foi eutanasiado pelo artista, mas pelas autoridades responsáveis. O artista também não teve qualquer influência sobre os procedimentos adotados pelo centro municipal de controle de zoonozes. Ao invés de seguir para a cremação (como todos os outros animais recolhidos nas ruas e submetidos à eutanásia), o cão foi utilizado pelo artista seguindo cuidados higiênicos, legais e éticos.

Neste mesmo site (www.rodrigobraga.com.br), o texto Dos bastidores de um auto-retrato esclarece o processo de realização da obra, ressaltando a relação de respeito que tem o artista em relação às questões éticas problematizadas pela sua obra. "

Vocês deviam aprender a ler antes de sair esbravejando.

Anonymous said...

Acredito que arte não precisa ser chocante para chamar atenção. Falta de atributo e competência... Esse Rodrigo Braga é um psicopata louco... Usar a imagem de um animal e ainda tentar justificar... É um soberbo idiota.

Anonymous said...

Ler a justificativa do site, não faz dele uma pessoa melhor... Contrário... Faz dele um explorador de imagens... Chocar o mundo por falta de criatividade é fogo... Idiota msm...

Unknown said...

Devemos ter dó de uma pessoa que precisa apelar para poder mostrar seu trabalho e sair do anonimato. Vc faria mais sucesso se estivesse exposto esquartejado na Av. Paulista.

Cristina Motta said...

Eu adoro os trabalhos de Rodrigo Braga, e estou perplexa com os comentários dos leitores deste blog.
Todos veem a mutilação em primeiro plano, mas não conseguem alcançar a contaminação que o trabalho provoca.
www.cristinamotta.blogspot.com

Andrea said...

En qué momento se empieza a estancar el artista?
Cuándo deja de sorprender?

Lu Branco said...

vcs estão loucos! estou me formando em artes e acho ridiculo o que esse "artista" fez. Ela escolheu e mandou sacrificar esse cachorro q usou nas fotos. É uma vergonha para o mundo das artes, deveria ser preso por maus tratos a animais, no mínimo.

Unknown said...

E essa última diz que esta se formando em arte??? que Universidade é essa??? deve ser a mesma que teve preconceito contra a mini-saia!!! por favor, vc deve esta na área errada.
O Rodrigo Braga é maravilhoso!!!
seu trabalho faz parte do material didático que utilizo, juntamete com Marina abramovic e outros para aulas de performance e linguagem gestual com meus alunos de quarta série do ensino fundamental.
E que encaram esses trabalhos com olhares curiosos e fantasiosos, sem a estupidez das palavras aqui ditas, por muitos que se dizem formandos em arte!

Anonymous said...

O trabalho dele é fabuloso!

Anonymous said...

Esse cara é muito ridiculo. Isso tudo é so pra ganhar atenção, idiotas. Esse cara, alem de ser um pernambucano safado, fica ganhando fama por colocar um cachorro na cara. Tomara que fique com essa cara pra sempre. Ve se aprende a ter principios mané.

Unknown said...

NO PRIMEIRO MOMENTO FIQUEI MUITO ASSUSTADA MAS A EXPLICAÇAO ME DEIXOU TRANQUILA,ADMIRO A CORAGEM DESTE ARTISTA EM PROVOCAR TAMANHA IRA PARABENS

Anonymous said...

Cadeia nesse idiota , incentivando a mata os animais , palhaço !

Anonymous said...

Pouco importa se o cachorro já estava morto antes ou não.E ainda esse pedante do Anon, Anso, Anpisa, Ebson ou Gladstone disse (e ainda fala difícil pra mostrar que é culto) que esse trabalho é maravilhoso. Se nós somos seres tão racionais assim, pq vc não usa toda sua racionalidade e deixa a emoção de lado? Espere alguém da sua família ficar bem doende, fadado a morte mesmo e depois de morto, mutile e costure na sua cara pra td mundo ver essa pouca vergonha!

Unknown said...

Vi essas imagens com 12 anos de idade na exposição no Itaú Cultural aqui em São Paulo, e gravei essa sequencia pra mim, até a semana passada. Agora com 19 anos minha professora da faculdade de moda, com o intuito de nos ensinar como manipular as imagens e passá-las para um contexto de moda, que pude entender melhor a proposta do artista. Mesmo tendo uma análise muito crua (de quando tinha 12 anos) nunca tive preconceito com essas imagens, e foi na aula dela que me interessei mais em entender o propósito do artista, me aprofundando mais em seu mundo.
A única coisa que me deixa mais triste, é como as pessoas mais ignorantes possam ter tanto déficit de compreensão, deixando seus sentimentos impuros falar mais alto.
Sábias foram as palavras de Anon, Anso, Anpisa, Ebson ou Gadstone, que mostra exatamente a hipocrisia do ser humano.
Seria bom se as pessoas aceitassem um pouco mais de cultura ao invés de entretenimento barato que conseguimos ao pagar uma tv a cabo que mostra 24h do cotidiano de pessoas se matando por hum milhão e meio de reais, que preferem dar á seus filhos um video game de ultima geração, onde os personagens principais dos jogos são chefes de crime que roubam e matam a todos que encontram, para que os mesmos possam assistir seus programinhas de tv, ao invés de levá-los a museus, exposições, ou até mesmo pagar uma viagem cara para fora, antes mesmo de seus filhos conhecerem as belezas de seu país!!!
Enfim, isso prova cada vez mais o que o capitalismo e a alienação faz com as pessoas!!!!
Ahh, Paulo, muito obrigada por seu post, ele me ajudou muito a entender a essência do artista!!!

Anonymous said...

Alguém aí comentou sobre as pessoas não se preocuparem com um monte de coisas e falou inclusive do vira lata ignorado. Mas quem não se preocupa é o "artista" que poderia ter adotado o animal ao invés de esperá-lo morrer por não ter sido adotado... Isso acontece todos os dias em cczs e não creia q a morte seja das melhores, n vamos nos iludir. Com pessoas o setor público judia, imaginem animais... O pior é ver uns "entendidos" brabinhos pq outros não gostam disso e ainda os chamam de hipócritas sem os conhecerem de fato. Mas boa parte q se indignou pelo cão sabe exatamente o que esses animais passam pq acompanham esse realidade no dia a dia e fazem de tudo p essa realidade acabar. Então, vamos parar com essa mania de chamar todos q n concordam com algo de hipócritas, diante dessa atitude do artista, queriam que fizessem o que, gostassem?

Me desculpem, mas vejo mta "filosofia" em cima de uma "arte" (um nada) tão subjetivo onde qlquer coisa q ele dissesse que significa, qlquer conceito, iam ter pessoas p viajar em cima da proposta e concordar... E não me venham com o tipo "não entende de arte", fiz design e lembro bem das aulas de estética onde tinham discussões longas sobre o que é ou n arte e na verdade se formos analisar, quem define isso é um grupo de pessoas (curadores) que vai divulgar tal coisa como arte e outros tb "entendidos" vão alimentar isso. Sendo que muitas vezes o que é considerado arte p estes n significa que vai tocar ou ter significado p outros q tb entendem (e tem personalidade p assumir). Pode até ser arte, mas n é por isso q todos tem q gostar e aceitar. Ignorante é n entender isso.

Ficam filosofando em cima da criação e tentando "tirar leita de pedra" forçando uma barra pra tentar decifrar tal criação... Mas p maioria apenas choca e só, mas claro, sempre terão os que diante de um cara considerado artista vão ficar chamando os "ignorantes" de idiotas que não entendem nada. Mas isto serve pra que? Não é belo nem genial. Apenas uma criação louca tentando fazer um tipo, louco mesmo. Só choca, só isso! Pra que serviu essa criação? Qual o benefício trouxe p animal e p sociedade? P questão animal e humana? Se for notar da p se filosofar sobre qlquer coisa, até uma pedra e daí? A arte tem a ver com subjetividade sim, mas no caso, só choca e enrola. Boa parte da arte não é mais como antes... Não falo nem de estética, mas de significado, de genialidade mesmo. Hj em dia, qnto mais nada a ver (claro, colocando um conceito em cima e enrolar ou viajar), mais é reverenciado...

Mariana

Erika said...

arte ? do demonio neh n´e atoa que o mundo ta em desgraça é por caua de loucos assassinos psicopatas como este q o ser humano ainda vai acabar extinto

Anonymous said...

Esse anon é muito escroto cara...arte??? que piada, até nisso o Brasil está atrasado...já não estou mais chocado em funk ser considerado musica poraqui.

Anonymous said...

Muitos metidos a se acharem ''entendedores'' da arte e superiores ao ponto de chamar quem não concorda com esse tipo de arte de ignorantes, não consigo acreditar nesse fato. E não interessa se estava pra morrer, o que interessa é o respeito com o ser em questão, isso não deve ser considerado arte, está bem longe, é crime! Mas como vivemos num país exemplar ainda existem pessoas que concordam com esse tipo de atrocidade, quando não é consigo mesmo é lindo! Hipócritas são vocês mesmos chegam inojar! Se pudessem ver o que ele faz "ao vivo" duvido que admirariam tanto. O que mais me indigna é ver que ele não fez só com esse cachorro mas com outros animais, realmente vivemos numa sociedade completamente medilcre.

Felipe Melo said...

Artista? isso é arte? para mim não passa de um devaneio de um perturbado mental, e pior que isso é perceber que uns e outros dão mídia para aberrações como essas, e ainda batiza como arte tal obra indigna deste titulo, teriam nojo grandes nomes ditos como artistas ao saberem que estariam no mesmo grupo social dessa atrocidade !

Ainda tenho de aceitar o fato dessa abominação também é humano!

o homo sapiens a cada dia parece faltar mais a sapiencia

David Gilmour said...

Eu Sou graduado em Design e artes plasticas, mestre em artes latinas, Doutor em movimentos culturais do século XX, mas além das nomenclaturas academicas, sou ético, e ecoativista

até compreendo de certa forma ponto de vista e arrogancia de alguns aqui, e até do próprio ser em questão , denominado artista

O conceito de arte realmente é bem subjetivo, um tanto filosófico e bem amplo, assim como uma piramide de fezes colocado em cima de uma mesa também já foi considerado arte , essa deve se enquadrar na mesma categoria, categoria a qual pessoas, que gostam de falar complicado, e colocar entranha abaixo dos que chamam de ignorantes, seus pontos de vistas, dito por mim como equivocados.

Para mim não passa de um devaneio, e pior que isso é perceber que uns e outros dão mídia para aberrações como essas, e ainda batizam como arte tal obra indigna deste titulo, teriam nojo grandes nomes ditos como artistas ao saberem que estariam no mesmo grupo social dessa atrocidade !

Já não basta ter de aceitar o fato de outras abominações também também ditas humanas, tenho de lhe dar com "arte" desse âmbito!

O "Artista poderia ter usado de outras formas para conseguir tratar o mesmo, conceito, mas preferiu o caminho mais fácil, parabéns a ele, pois se queria chocar , ele conseguiu!

o homo sapiens a cada dia parece faltar mais a sapiencia !

Momentos q passam said...

Acho incrível essas pessoas que não entendem o que o artista quer dizer e ficam falando merda na internet! Meu amigo, se você não gosta, tudo bem. É só parar de ver então. Feche os olhos para o que está acontecendo com o mundo. Nas obras de Rodrigo, é mostrado apenas a manipulação de imagens. A matança de animais não está sendo incentivada! Rodrigo fez "fantasia da compensação" com um cachorro que estava de quarentena, a morte dele já estava planejada. Se vocês não gostam disso, parem de dizer merda na internet e vão adotar alguns animais! E é assim que você vai "salvar" a vida de um .